bom jogador de futebol
Dicas Esporte Futebol

O que é preciso para ser um bom jogador de futebol

Uma pergunta comum entre a comunidade do futebol é o que é um grande jogador de futebol? O que Pelé tinha? O que Maradona tinha? Como posso me tornar Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi? 

Não existe uma fórmula mágica, mas existem qualidades essenciais que todo jogador de futebol de primeira linha deve possuir. É uma área complexa, mas abaixo estão os 5 principais atributos do jogador de futebol que você veria em um jogador de futebol de topo.

Treine como um profissional

Ao praticar futebol em casa ou em qualquer lugar, você aprenderá novas habilidades e técnicas baseadas em uma filosofia sólida que lhe dará os recursos técnicos necessários para ser um jogador de futebol profissional.

Veja o que é preciso para ser um bom jogador de futebol

Técnica

O futebol é frequentemente referido como uma linguagem universal falada globalmente. Técnica é o vocabulário do futebol e é a base a partir da qual todos os jogadores de futebol são criados. A técnica do futebol pode ser dividida em 3 áreas principais que devem ser dominadas para ser um jogador de topo.

Domínio e controle da bola – A capacidade de coletar, controlar e manipular a bola com os pés, pernas, tórax e cabeça.

Driblar e correr com a bola – mover a bola em diferentes direções em velocidades variadas com a bola em total controle.

Movimento e formas corporais – como você move seu corpo de forma eficiente com e sem a bola para maximizar o impacto com equilíbrio e coordenação.

bom jogador de futebol

Assim como aprender um idioma, isso não acontece da noite para o dia e levará anos de aprendizado com muitas horas de repetição. Ser capaz de fazer isso depende muito do próximo atributo do futebol.

Mentalidade

A mentalidade é uma área muito ampla com muitos fatores contribuintes, então, novamente, ela é dividida em segmentos menores. É um ingrediente-chave na composição dos jogadores de futebol e geralmente determina em que nível você joga, porque quanto mais alto na escada do futebol você progride, mais importante se torna a mentalidade.

A ambição e a fome de sucesso. Frequentemente, é dito que você tem ou não. É aquele fogo aceso por dentro que ganha vida no campo de futebol.

Resistência mental – Em tempos de adversidade, como um jogador reage? Existem muitos altos e baixos em uma jornada no futebol, e essa característica geralmente distingue aqueles que conseguem lidar com a pressão e chegar ao topo.

Liderança – isso é medido de maneiras diferentes. Você tem líderes que se organizam e se expressam como John Terry ou Tony Adams e aqueles que dão o exemplo como Steven Gerrard ou Lionel Messi. Qualquer uma das formas funcionará e é um grande trunfo para se ter.

Coachability – Como jogador, você precisa ser capaz de aceitar o feedback de treinadores e professores que estão lá para ajudá-lo a melhorar seu jogo. Como os jogadores reagem ou respondem às instruções, críticas e sugestões? Eles estão abertos para aprender coisas novas?

Auto-motivação – você ouve histórias sobre jogadores de elite que ficam para treinar extra ou passam horas e horas dominando habilidades e técnicas. Esta automotivação de querer sempre se aprimorar continuamente aprendendo e dominando pode ser uma medida para o sucesso do jogador.

Responsabilidade – O futebol é um jogo de equipe, mas cada jogador tem um conjunto de responsabilidades dentro e fora do campo. O jogador assume essas responsabilidades e as cumpre ou se esquiva?

Inteligência do jogo

Quantas vezes você já ouviu pessoas dizerem palavras como “ótima visão”, “consciência tática”, “cérebro de futebol”, “compostura com a bola” . Essas expressões constituem a inteligência do jogo e é provavelmente uma das coisas mais difíceis de treinar, porque o futebol é aleatório. 

Você não pode prever os resultados e não pode atender a todos os cenários criados em campo. Para simplificar, a inteligência do jogo é medida pelas decisões e pela velocidade com que são tomadas por um jogador em campo.

Consciência espacial – os jogadores precisam visualizar e entender rapidamente as imagens criadas no campo de futebol. Onde os jogadores estão parados ou se movendo e quais são as distâncias e espaços em relação à bola? Com que rapidez você pode criar essas imagens para ajudá-lo a tomar uma decisão quanto ao seu próximo movimento?

Avaliação de risco – O que acontece se eu correr para este espaço ou se eu passar uma bola para aquele espaço? Você é capaz de tomar a decisão certa que terá um impacto positivo para sua equipe e minimizará o risco. Assim como na vida, as experiências anteriores ajudam você a tomar essas decisões e no futebol não é diferente. 

bom jogador de futebol

É por isso que você treina e pratica para ajudar a tomar essas decisões, mas há elementos adicionados como criatividade, lógica e arriscar que darão a vantagem.

Jogador da equipe

É verdade que não existe “eu” em “EQUIPE”? O futebol é um esporte coletivo onde você ganha e perde junto. Em muitas ocasiões, você poderia dizer que um jogador acima de todos os outros é a razão do sucesso de uma equipe como a passagem de Diego Maradona no Napoli na década de 1980, juntamente com os sucessos recentes de Ronaldo e Messi, mas todos eles confiaram na ajuda de seus companheiros de equipe trazer esse sucesso e todos vão reconhecer isso. 

Como uma unidade coletiva e harmonizada, a equipe geralmente terá um desempenho muito melhor, por isso é fundamental para um jogador ser capaz de operar com sua capacidade máxima neste ambiente. Dizendo que muitas vezes pode ser o indivíduo que faz algo especial em um jogo que eleva o nível da equipe. Pode ser uma habilidade excelente, um grande gol ou um excelente tackle.

Físico

No nível profissional, os jogadores de futebol agora são vistos como atletas. Seus corpos são construídos e condicionados como atletas de alto nível e essa habilidade atlética pode muitas vezes destacar um jogador dos outros. 

Em uma idade mais jovem, esse elemento é muito mais difícil de avaliar porque o corpo de um jogador de futebol se desenvolve em diferentes estágios, que podem estar atrás ou à frente dos outros. Nos primeiros anos, o físico de um jogador deveria ser um dos últimos fatores a se observar, mas quando o faz, essas são as áreas em que se deve focar.

Agilidade, equilíbrio e coordenação são vitais porque há muitos movimentos que acontecem em uma partida de futebol. Isso ocorre com e sem bola de futebol, enquanto você dribla, pula, vira e posiciona o corpo em várias posições.

Força- Não se trata do tamanho do indivíduo, mas sim da eficácia com que você usa seu corpo para vencer uma batalha física.

Velocidade – Esta não é apenas a velocidade em linha reta, mas a velocidade com que você acelera, desacelera e a rapidez com que pode mudar de direção com e sem uma bola de futebol aos seus pés.

Resistência – À medida que seu corpo se cansa, seu controle, foco e tomada de decisão ficam prejudicados, o que é crítico em uma situação de jogo. Será examinada a capacidade de um jogador de lidar com a parada constante, a natureza do início e a resistência durante um jogo para se manter em movimento.

A jornada para se tornar um jogador de futebol de ponta levará muitos anos, então é importante reconhecer que esses 5 atributos do jogador de futebol se desenvolvem em diferentes estágios da adolescência de um jogador até a vida adulta, mas não há dúvida de que todos serão necessários para ser um jogador de topo jogador de futebol de nível. Também vale a pena notar que tudo pode ser desenvolvido e trabalhado para melhorar as habilidades dos jogadores e levar seu jogo para o próximo nível.

Apenas lembre-se de

Trabalhe o seu melhor!

Treine tão regularmente quanto possível!

Esteja sempre aprendendo!

Não tenha medo de cometer erros!

Sonhe grande!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *