lesões ao jogar futebol
Dicas Futebol Saúde

Como evitar lesões ao jogar futebol

O futebol é a principal causa de lesões esportivas em escolas. De acordo com pesquisas, em 2018, quase 300.000 pessoas foram tratadas por lesões relacionadas ao futebol em salas de emergência de hospitais. 

Várias estratégias podem ajudar a prevenir lesões no futebol, desde malhar durante o período de entressafra até alongamento antes e depois do treino.

Preparação Adequada para Jogar

Mantenha a forma física 

Certifique-se de que está em boas condições físicas no início da temporada de futebol. Durante o período de entressafra, siga um programa de condicionamento físico equilibrado que incorpore exercícios aeróbicos, treinamento de força e flexibilidade. 

Se você estiver fora de forma no início da temporada, aumente gradualmente o seu nível de atividade e aos poucos volte a atingir um nível de condicionamento físico superior.

Físico de pré-temporada

Todos os jogadores devem ter um exame físico de pré-temporada para determinar sua prontidão para jogar e identificar qualquer condição que possa limitar a participação.

Faça aquecimento e alongamento

Sempre reserve um tempo para aquecer e alongar, especialmente quadris, joelhos, coxas e panturrilhas. Estudos de pesquisa mostraram que músculos frios são mais propensos a lesões. Faça aquecimento com polichinelos, corrida ou caminhada sem sair do lugar por 3 a 5 minutos.

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Em seguida, alongue lenta e suavemente, mantendo cada alongamento por 30 segundos.

Relaxe e alongue-se

O alongamento no final da prática é muitas vezes negligenciado por causa de agendas lotadas. O alongamento pode ajudar a reduzir a dor muscular e manter os músculos longos e flexíveis. Certifique-se de alongar após cada prática de treinamento para reduzir o risco de lesões.

Hidratação

Mesmo níveis moderados de desidratação podem diminuir o desempenho atlético. Se você não ingerir líquidos suficientes, seu corpo não será capaz de se resfriar com eficácia por meio do suor e da evaporação. Uma recomendação geral é beber 24 onças de líquido sem cafeína 2 horas antes do exercício. Beber mais um litro de água ou bebida esportiva logo antes do exercício também é útil. Enquanto estiver se exercitando, faça uma pausa de 8 onças. copo de água a cada 20 minutos.

Assegure o equipamento adequado

O equipamento de proteção é um dos fatores mais importantes na redução do risco de lesões no futebol. 

Chuteiras destacáveis ​​de composição macia também são permitidas em algumas ligas. Verifique com seu treinador o tipo de calçado permitido em sua liga).

Se um jogador tiver que usar óculos, eles devem ser de construção aprovada, com vidro que não se estilhace (vidro de segurança). Lentes de contato também podem ser usadas.

Prepare-se para lesões

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Os treinadores devem ter conhecimento sobre primeiros socorros e ser capazes de administrá-los para ferimentos leves, como cortes faciais, contusões ou pequenas tensões e entorses.

Esteja preparado para emergências

Todos os treinadores devem ter um plano para chegar à equipe médica para obter ajuda em lesões mais significativas, como concussões, fraturas, luxações, contusões, entorses e abrasões.

Retorno seguro para jogar

Os sintomas de um jogador ferido devem desaparecer completamente antes de retornar ao jogo. Por exemplo:

No caso de um problema nas articulações, o jogador não deve sentir dor, inchaço, amplitude de movimento completa e força normal.

No caso de uma concussão, o jogador não deve apresentar sintomas em repouso ou durante o exercício e deve ser esclarecido pelo médico apropriado. Existem diretrizes recomendando que os atletas com concussões sejam avaliados e liberados por um médico treinado no controle de concussões antes de retornar aos esportes.

Diretrizes Adicionais

Aqui estão algumas estratégias adicionais para pais e treinadores para ajudar jovens atletas a prevenir lesões esportivas na volta às aulas:

É importante que seu filho permaneça ativo durante o verão, para que esteja preparado para começar a praticar esportes de outono.

Durante os treinos, peça às crianças que façam pausas frequentes para beber água para evitar a desidratação e o sobreaquecimento.

Aprenda a reconhecer os primeiros sinais de dor e desconforto em crianças e ensine as crianças a estarem atentas a esses sinais também. Deixe-os saber que devem notificar seu treinador ou pais assim que sentirem alguma dor.

Evite a pressão que agora é exercida sobre muitos atletas jovens para treinar demais. Ouça o seu corpo e diminua o tempo e a intensidade do treinamento se houver dor ou desconforto. Isso reduzirá o risco de ferimentos e ajudará a evitar o esgotamento.

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