exame médico antes de praticar esportes
Dicas Esporte Saúde

A importância de um exame médico antes de praticar esportes

Os relatos de mortes de atletas nos últimos anos levaram muitas escolas a exigir um exame físico esportivo anual antes da participação. Um exame de pré-participação também é necessário. 

Esperançosamente, um histórico completo (uma discussão sobre os sintomas e a saúde geral do seu filho) e o exame físico ajudarão a identificar as crianças que podem estar em risco de problemas de saúde durante a prática de esportes.

Quem deve fazer esses exames? É uma boa ideia ver o seu pediatra. Embora seu filho provavelmente faça um exame físico completo e certifique-se de que ele é fisicamente capaz de praticar esportes, se você apenas fizer um exame físico esportivo, será menos provável que você também vá ao pediatra para um tratamento anual de saúde exame.

Benefícios de consultar o seu pediatra

Qual é a vantagem de consultar o seu pediatra? Além do físico esportivo, o pediatra poderá discutir outros problemas, como acne ou problemas médicos crônicos do seu filho. Seu pediatra provavelmente também discutirá outros tópicos importantes, como o desempenho de seu filho na escola e fará aconselhamento sobre nutrição, segurança, prevenção de lesões, evitar o uso de drogas, depressão, álcool e cigarros, puberdade e educação sexual, e estar seguro na Internet. 

exame médico antes de praticar esportes

Seu pediatra também terá todos os registros antigos de seu filho, incluindo gráficos de crescimento, e estará mais familiarizado com o histórico médico de sua família e poderá revisar seu crescimento e desenvolvimento geral.

Será que um médico que você nunca viu antes para fazer um exame físico esportivo único perceberá que seu filho ainda não entrou na puberdade ou não está crescendo tão alto quanto deveria?

Durante um exame físico esportivo em grupo na escola ou se você for a uma clínica que oferece exames físicos, eles provavelmente farão o que é exigido pelo formulário de participação física esportiva, incluindo verificação de peso, altura, pressão arterial, frequência cardíaca e o exame físico, mas eles podem não ter os recursos para discutir outros tópicos importantes de saúde e segurança. E se eles encontrarem um problema, como sopro no coração, escoliose e hérnia, você provavelmente terá que consultar o pediatra para tratamento adicional.

Principais recursos do exame físico esportivo

Onde quer que o exame seja feito, de acordo com a Academia Americana de Pediatria, algumas características principais do exame devem ser:

Um histórico médico completo e exame físico, incluindo verificação de pressão arterial

Ausculta precordial (ouvir o coração) nas posições supina (deitada) e em pé

exame médico antes de praticar esportes

Partes importantes da história de seu filho que podem indicar que ele corre risco de ter problemas de saúde ao praticar esportes incluem:

  • Ter sintomas durante o exercício, incluindo dor no peito, falta de ar, fadiga ou síncope / quase síncope (desmaios)
  • Tendo um sopro no coração ou pressão alta no passado
  • Ter outros membros da família com um ‘histórico de morte prematura (súbita ou não), ou deficiência significativa por doença cardiovascular em parente (s) próximo (s) com menos de 50 anos de idade ou conhecimento específico da ocorrência de certas condições (por exemplo, cardiomiopatia hipertrófica, dilatado cardiomiopatia, síndrome do QT longo, síndrome de Marfan ou arritmias clinicamente importantes).

Os exames físicos esportivos têm a vantagem de ser conveniente, com muitas escolas trazendo um médico para fazer os exames, e muitas vezes são mais baratos do que ver o seu pediatra. No entanto, se você tiver a oportunidade, uma visita de uma criança completa por seu pediatra pode ser melhor do que um exame físico rápido de esportes.

Além disso, se você mora em um estado que não exige um exame físico anual antes da participação, convém consultar o pediatra antes de seu filho praticar qualquer esporte, especialmente se seu filho tiver algum dos fatores de risco mencionados acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *