Esporte

Como se aquecer corretamente antes de um treino de musculação

É muito comum fazer musculação na academia e não dar importância ao instrutor. No entanto, é necessário saber quais são as recomendações dele para seu aquecimento muscular. Isso ajuda a evitar lesões durante o treino e oferece mais disposição para treinar.

O que é o aquecimento físico?

O aquecimento físico são atividades físicas de menor impacto ou esforço. Elas devem ser praticadas antes de um treino de musculação, que já exige mais força e causa mais impacto.

É imprescindível realizar o aquecimento de músculos e articulações antes do treino de peitoral, por exemplo. O supino reto com barra é um exercício com baixas repetições. Isso significa um treinamento mais voltado para força.

Mesmo se o seu treino não for voltado para força, é essencial realizar um aquecimento antes. Isso vai preparar seu corpo para receber bem os estímulos, além de evitar lesões articulares e musculares.

Quais são os tipos de aquecimento antes de malhar?

Há três tipos mais importantes de aquecimento antes de malhar. Entenda melhor quais são eles.

1 – Aquecimento geral (preparação mental)

Esse tipo de aquecimento você pode fazer em uma esteira ou no caminho para a academia. Durante a caminhada, se concentre nas atividades físicas que vai exercer. Não vale pensar em vários outros assuntos ao mesmo tempo.

Ao entrar na academia, esteja focado no presente e com a mente concentrada para o treino. Dessa forma você vai conseguir uma melhor contração muscular.

2 – Aquecimento das articulações

O aquecimento das articulações é indicado para o treinamento que envolve pesos. Nesse aquecimento, você fará movimentos para articulações como manguito rotador para os ombros. Esse tipo de atividade física é ideal para trabalhar o rotador externo e interno dos ombros. Dessa forma, há menos chance de ter lesões.

3 – Aquecimento muscular

Depois de aquecer as articulações, é iniciado o aquecimento muscular. É recomendado selecionar o primeiro exercício de um grupamento muscular como peito, costas, pernas e ombros e realizar sequências com baixa quilagem e muitas repetições.

O aquecimento é muito importante antes de um treino

Todo tipo de pessoa precisa passar pelo aquecimento antes de malhar, até trans com local. Isso serve para dois objetivos: evitar lesões futuras e movimentar sangue no grupamento muscular.

Portanto, na caminhada até a academia ou na esteira mesmo, esqueça de todas as preocupações na vida e se concentre na atividade física. 

Posteriormente, faça exercícios para alongar as articulações. O recomendado são 2 séries de 12 a 15 movimentos. 

Para finalizar, realize o aquecimento do grupamento muscular que você vai treinar. O indicado são 3 séries de 15 a 20 movimentos. Faça uma pausa entre uma sequência e outra de 40 até 60 segundos.

Todo o tempo de aquecimento é necessário. É melhor gastar 10 minutos de aquecimento e evitar lesões, além de promover mais qualidade em seu treino.

Portanto, caso você não tenha ideia de como realizar o aquecimento de articulações e o aquecimento muscular, procure o instrutor de sua academia. Tire todas as suas dúvidas e realize corretamente o aquecimento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *