esporte para sua saúde
Dicas Esporte Saúde

Vantagens de praticar algum tipo de esporte para sua saúde

Além das muitas vantagens para a saúde bem estabelecidas, também há alguns bônus sociais e psicológicos decorrentes da participação. Muitas pesquisas foram feitas sobre os benefícios de exercícios e esportes para a saúde, e listei links para alguns deles no final da página.

Não sou médico nem tenho formação médica. Lembre-se de que este artigo foi escrito da perspectiva de um jogador experiente. Eu recomendo fortemente que, se você está pensando em começar a praticar um esporte, você deve falar com seu médico primeiro, especialmente se você não tem praticado atividades físicas recentemente.

De modo geral, para evitar ferimentos ou lesões, você deve ter cuidado com o esforço físico, começar com cuidado e aumentar gradualmente a intensidade à medida que vai ficando mais em forma.

Vantagens de praticar esportes

  • Coração mais saudável
  • Estresse e ansiedade reduzidos
  • Diversas conexões sociais
  • Risco reduzido de diabetes
  • Gordura Corporal Reduzida
  • Trabalho em equipe
  • Durma melhor
  • Pressão Arterial Baixa
  • Aparência melhorada
  • Humor aprimorado

Coração mais saudável

Infelizmente, as doenças cardíacas são a causa número um de morte em diversos países, mas a boa notícia é que vários estudos mostraram que os exercícios regulares decorrentes da prática de esportes podem aumentar drasticamente a saúde cardíaca e reduzir as chances de morrer de doenças cardiovasculares. 

esporte para sua saúde

Um estudo mostrou que pessoas que nadaram ou participaram de esportes com raquete (como tênis, badminton, squash) ou aeróbica (incluindo dança) tiveram reduções dramáticas nas taxas de mortalidade por morte cardiovascular. As taxas de redução foram de 41% para natação, 56% para esportes com raquete e 36% para aeróbica.

Estresse e ansiedade reduzidos

Mais de dois terços dos americanos afirmam sentir estresse ou ansiedade diariamente, mas você sabia que estudos mostram que a atividade física envolvida na prática de esportes pode reduzir esses problemas? 

O exercício combate o estresse por meios neuroquímicos e comportamentais. O exercício aeróbico reduz os hormônios indutores do estresse, como a adrenalina e o cortisol, ao mesmo tempo que estimula as endorfinas, que proporcionam elevação do humor e uma sensação geral de bem-estar. Os benefícios comportamentais incluem uma melhor auto imagem à medida que você perde peso e ganha tônus ​​muscular, bem como maior confiança, vigor e energia.

Diversas conexões sociais

Clubes e times esportivos contêm pessoas de diferentes origens, profissões e idades, mas 

todos estão unidos por seu entusiasmo pelo jogo. É uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e socializar. 

Além disso, se você precisar encontrar um advogado, construtor ou acessar o conhecimento local e obter recomendações, pergunte no clube esportivo local geralmente é um ótimo lugar para começar. 

Não posso dizer quantas vezes fui ajudado diretamente por outros membros da equipe, ou por meio de seus conselhos sobre questões dentro e fora do esporte. Sempre que vou para um novo local, a primeira coisa que faço é entrar em um clube esportivo e fazer novos amigos e contatos.

Risco reduzido de diabetes

É recomendada uma combinação de atividade aeróbica e fortalecimento para diminuir o risco de desenvolver pré-diabetes e diabetes tipo 2 (bem como controlar o diabetes em geral). Exemplos de atividades esportivas que podem reduzir o risco incluem: ciclismo, natação, tênis, corrida, remo e esqui.

Redução de gordura corporal

A participação em atividades esportivas se consolidou como uma ótima forma de perder peso. De acordo com o British Journal of Sports Medicine , exercícios que envolvem rajadas curtas de esforço intenso são os mais eficazes, mas um treino de intensidade mais baixa ainda pode funcionar para aqueles que não conseguem se esforçar muito por qualquer motivo.

De acordo com a escritora britânica de fitness e terapeuta esportiva, Katie Hiscock, em seu artigo na BBC sobre queima de gordura , é importante lembrar que: “Perder peso é uma equação matemática simples – você precisa queimar mais calorias do que consome a cada dia.” Os esportes podem ajudá-lo a queimar calorias de uma forma divertida.

Trabalho em equipe

Jogar em equipe é uma ótima maneira de se relacionar com outras pessoas. Pode criar uma profunda sensação de satisfação quando a comunicação, a cooperação e a prática anterior se juntam positivamente. 

O trabalho em equipe pode ser uma experiência de aprendizado maravilhosa para as crianças e pode melhorar o moral e a eficiência de um grupo de trabalho adulto. As equipes podem trazer um profundo sentimento de pertencimento, e você nunca para de aprender quando faz parte delas, na minha experiência.

Durma melhor

Embora tenha havido apenas uma quantidade limitada de estudos que examinaram a relação entre exercícios e sono, parece haver uma conexão positiva.

esporte para sua saúde

De acordo com pesquisas, o exercício regular pode ajudar as pessoas com problemas para dormir a dormirem mais, embora o mecanismo preciso de como isso acontece ainda não seja conhecido com certeza.

Abaixe a pressão arterial

Atividades aeróbicas regulares podem ser usadas para controlar ou reduzir sua pressão arterial. Os exercícios aeróbicos são basicamente qualquer coisa que use uma variedade de músculos diferentes em movimentos repetidos e rítmicos. As atividades esportivas aeróbicas podem incluir atividades como jogar tênis, badminton, correr, andar de bicicleta e nadar. 

Em suas Diretrizes de Atividade Física, os adultos pretendem fazer um mínimo de 50 minutos (2 horas e 30 minutos) a 300 minutos (5 horas) por semana de intensidade moderada, ou 75 minutos (1 hora e 15 minutos ) a 150 minutos (2 horas e 30 minutos) por semana de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa. 

Em um nível pessoal, eu meço minha pressão arterial regularmente e, por experiência própria, não há nada como o esporte para baixá-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *