escolher o esporte que mais combina com você
Dicas Esporte

Dicas para você escolher o esporte que mais combina com você

Então, aconteceu: você finalmente decidiu que é hora de começar a se exercitar e voltar aos trilhos. Mas como você poderia determinar que tipo de esporte ou atividade você deveria escolher para alcançar seus objetivos e estar altamente motivado ao mesmo tempo?

Para a maioria das pessoas, dispostas a adicionar uma nova atividade à rotina diária, os esportes podem parecer uma tarefa demorada ou mesmo uma tortura física

Esses preconceitos estão absolutamente corretos se toda a experiência anterior que você já teve estiver relacionada a intermináveis ​​horas entediantes, passadas em uma esteira ou em sessões de treinamento em grupo do tipo “faça ou morra”, que quase te fizeram chorar. 

Mas a verdadeira razão dessa triste relação entre as pessoas e os esportes está escondida nos níveis de “compatibilidade”. Ou seja, muitas vezes as pessoas não prestam atenção suficiente às suas capacidades e desejos e não escolhem uma atividade que mais lhes convém em relação a estes parâmetros. Vamos seguir cinco passos para descobrir como escolher o esporte certo para casar com seus objetivos e suas necessidades!

Como escolher o esporte que melhor se adapta a você?  

Determine seu objetivo real

Se você pensa que a perda de peso é o verdadeiro objetivo final de seu sofrimento na academia, pense novamente. O fato é que nosso cérebro preguiçoso gosta de nos enganar assim, fingindo que o desejo de fazer isso é o verdadeiro objetivo que você precisa seguir. 

escolher o esporte que mais combina com você

E este é um truque perfeito para evitar qualquer tipo de atividade porque há uma óbvia falta de visão clara e motivação aqui.

Ignore os truques astutos do seu cérebro e tente mergulhar em si mesmo e descobrir o verdadeiro motivo, que o move a mudar sua vida e começar a se exercitar

Se você acha que precisa desesperadamente ter abdominais com tanquinho pelo menos uma vez na vida, pergunte-se: por que você realmente quer que isso aconteça? Talvez você queira ser mais atraente para o sexo oposto ou apenas deseja ser mais confiante? 

Se você encontrar a resposta, ela permitirá que você analise que tipo de esporte é mais adequado para você. Por exemplo, se você quer ter mais confiança em sua vida, opte por esportes, conhecidos por sua capacidade de aumentar a autoestima e o autocontrole. E as artes marciais podem ser uma boa escolha. 

O truque principal aqui é determinar quais intenções comandam seus desejos – elas podem direcioná-lo para a decisão certa em termos de escolha de uma atividade que você possa realizar. 

Desejar fazer parte de um grupo é um bom motivo para escolher esportes coletivos.  

Descubra o que o motiva

Ok, você deu o primeiro passo. É hora de encontrar seus recursos ou motivadores de motivação, que podem permitir que você mova montanhas e obtenha a forma dos seus sonhos. 

E agora, tente imaginar tal situação: você é obrigado a fazer uma tarefa muito importante. É tão importante que você não pode ignorá-lo ou colocá-lo em espera. Analise, que tipo de poderes podem ajudá-lo a realizar a tarefa da melhor forma possível? Se a sua imaginação atrai outras pessoas, apoiando-o, talvez, o treinamento em grupo ou os esportes coletivos seriam mais adequados para você. Grupos de treino de futebol, voleibol ou ginásio – a escolha é sua!

Ou talvez você pense no seu chefe, controlando e forçando você a fazer o seu melhor? Nesse caso, você pode escolher esportes, que envolvem interação com um treinador. Treinos em uma academia, artes marciais, treinamento individual de natação – escolha qualquer coisa que possa te levar a cooperar com uma pessoa, que será seu influenciador e treinador.

Descubra o que é realmente capaz de tirá-lo da sua zona de conforto de forma mais eficaz

Encontre seu próprio ritmo

Qual é a sua escolha – pensar e decidir rápido ou seguir o caminho de Buda? Você adora movimentos ativos ou prefere um ritmo mais lento, mas consciente? As respostas que você deu são muito importantes se você realmente deseja escolher o esporte mais adequado para você.

Cada esporte ou atividade tem opções para todos, e é muito importante escolher a opção que se adapta ao seu estilo de vida e ao seu ritmo de vida.

Mas antes de tomar a decisão final, faça pesquisas para evitar alguns erros generalizados, ligados à falta de informação. 

Faça pesquisas

“Isso é uma piada?” – você pode perguntar. E sério, por que você faria qualquer tipo de pesquisa se tudo que você quer é simplesmente escolher uma academia? O fato é que, mesmo que você tenha concluído com sucesso as tarefas anteriores e determinado os esportes apropriados para si mesmo, ainda pode ter tomado uma decisão desinformada. 

Por exemplo, você descobriu que quer ser mais flexível e atraente, adora fazer exercícios em grupo e prefere um ritmo mais lento. Possivelmente, ioga é o que pode fazer você feliz e ajudá-lo a atingir seu objetivo. Ganhe sem dor – parece promissor!

escolher o esporte que mais combina com você

Mas existem muitos estilos de ioga e nem todos eles se referem a alongamentos cuidadosos e lentos. Assim, você corre o risco de se inscrever na primeira aula que viu e descobrir que uma aula de ioga Vinyasa dinâmica e atlética não é totalmente a mesma ioga que você imaginou. 

Escolha sabiamente

Por fim, você fez uma lista de atividades que deseja experimentar. Viva! Foi um longo caminho, e agora você mal pode esperar para visitar todas aquelas aulas experimentais ou iniciar uma videochamada com um treinador que você escolheu. Mas esta etapa de fazer uma escolha é extremamente importante, assim como todas as anteriores. 

Mesmo agora, você ainda precisa prestar atenção em muitas coisas. Você gosta do seu treinador? Você sente que as pessoas neste grupo em particular são o seu povo? Esta academia é boa para você? Se você quer tornar sua atividade o mais benéfica para você, tudo que você considera importante deve satisfazê-lo. 

Claro, não existe um ginásio ideal ou um treinador ideal – tudo tem seus prós e contras. Mas a atividade escolhida deve estar satisfazendo você com o processo tanto quanto com o resultado em si.

Determine quais são as coisas que são importantes para você na atividade que escolheu e pesquise as opções adequadas

Faça uma lista das coisas que você considera inaceitáveis. Se você acha que seu coach deve escutar seus sentimentos e não te pressionar muito, não concorde em trabalhar com um coach, que pratica um estilo de “motivação rude”. Se você quer fazer parte de um grupo de pessoas amigas, não se inscreva em uma aula de individualistas silenciosos, que a visitam apenas para se exercitar. 

A atividade deve ser alegre. 

Para concluir

No final das contas, não importa qual esporte você escolhe. No início de seu novo caminho esportivo, você possivelmente se sentirá exausto depois de fazer uma aula. E é altamente possível que você esteja pensando em parar e desistir porque a tensão é muito alta. Mas esse é um processo normal de aprender uma nova habilidade ou fazer algo que você nunca tentou antes.

É por isso que é tão importante escolher o esporte ou atividade certa para você. Porque se você gosta das pessoas ao seu redor, gosta de novos movimentos, que seu corpo está aprendendo a fazer, ou ama a maneira como seu treinador o orienta em direção ao seu objetivo, você vencerá. E isso é o que mais importa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *