Esportes radicais e seus benefícios para a saúde
Dicas Esporte Saúde

Esportes radicais e seus benefícios para a saúde

Nós já ouvimos pessoas delirando sobre a emoção absoluta dos esportes radicais e da descarga de adrenalina que os acompanham. Essas recompensas fizeram com que as pessoas se aglomerassem em encostas de montanhas, arranha-céus, trilhas selvagens e águas geladas. Mas o que muitos esquecem é o fato de que esportes radicais não são apenas para aventureiros viciados em risco. 

A verdade é que todos podem colher benefícios incríveis de fitness e saúde com eles. Portanto, não é surpresa que os esportes de aventura estejam ganhando mais força do que as atividades tradicionais ao ar livre. As pessoas querem sair da mesma velha rotina e experimentar algo extraordinário.

Construção de músculos

Nem é preciso dizer que atividades extremas estão muito longe de sua programação diária normal. A maioria deles envolve uma ampla gama de movimentos incomuns e extenuantes que recrutam diferentes grupos musculares. Isso é algo que o ajuda a construir músculos mais fortes e faz milagres no nível geral de condicionamento físico. 

Esportes radicais e seus benefícios para a saúde

O paddleboarding é talvez a melhor prova que se pode encontrar. Ele usa quase todos os principais grupos musculares do corpo e representa um treino de corpo inteiro excepcional. Além disso, melhora a estabilidade e a força das pernas.

Estabilidade mental

Um dos principais efeitos dos esportes radicais está relacionado ao fato de que você é levado aos limites mentais e físicos. As mudanças para aqueles que se dedicam a tais feitos regularmente são profundas. 

Ou seja, estudos científicos mostraram que a composição química do cérebro é alterada. Em situações perigosas, você simplesmente não deve perder a calma por uma fração de segundo. Você cria robustez mental que lhe permite permanecer centrado e calmo. Depois disso, os desafios da vida real também parecem muito menos assustadores.

Queima de calorias

Você sabia que esportes radicais são um caminho rápido para entrar em forma? Eles não apenas exigem um nível incrível de preparação física, mas também fortalecem seus esforços para perder peso. O skate, por exemplo, está ligado a um gasto calórico de 500 por hora. Isso pode parecer muito bom, mas não é nada comparado à escalada. 

Este esporte é o rei neste departamento com 818 calorias por hora. A maioria dos outros esportes radicais consome menos calorias e deve ser usada como suplemento em vez dos programas principais de perda de peso.

Aliviando problemas de saúde

Pode parecer contra-intuitivo, mas as pessoas que têm problemas crônicos de saúde não devem fugir dos esportes radicais. Muito pelo contrário, é o caso. Disciplinas como o parapente são até recomendadas por fisioterapeutas como atividades que amenizam os sintomas de artrite e dores crônicas. 

Por outro lado, a escalada previne doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Finalmente, não nos esqueçamos do CrossFit. Este regime de treino popular aumenta substancialmente as articulações e ajuda as pessoas com mobilidade limitada.

Sem estresse

A adrenalina que entra em ação durante escapadas extremas desencadeia maior liberação de endorfinas e neurotransmissores como a dopamina em nosso cérebro. Esses são os produtos químicos que criam aquela sensação de euforia e empolgação que tanto adoramos. 

Esportes radicais e seus benefícios para a saúde

E tenha a certeza de que eles não são apenas arautos de algum alívio temporário. A exposição regular a atividades extremas ajuda a lidar com o estresse na vida e a melhorar a autoconfiança. Nada faz você esquecer o dia tedioso no trabalho como o bungee jumping ou o snowboarding.

Melhor saúde cardiovascular

Seguindo em frente, encontramos coisas incríveis que os esportes radicais podem fazer pelo seu coração. Por exemplo, está comprovado que o surfe melhora a saúde cardiovascular. Afinal, para permanecer no conselho, é preciso possuir uma força central impressionante. 

Outros esportes de alta intensidade oferecem benefícios semelhantes e também reduzem a pressão arterial. Mesmo férias ativas de vez em quando podem reduzir o risco de sofrer um ataque cardíaco. Esses benefícios estão associados à redução do estresse e da ansiedade que já mencionamos.

Outros benefícios mentais

A lista de ganhos mentais continua. Aqueles que estão prontos para ir ao extremo tendem a ter melhor concentração e alcançar clareza mental com mais facilidade. Eles têm uma visão mais positiva da vida e tomam decisões acertadas sob pressão. Além disso, eles mostram grandes habilidades de observação e têm estabilidade mental de longo prazo. 

Finalmente, devemos mencionar que os esportes radicais baseados em equipe induzem um senso de comunidade. Eles permitem que as pessoas trabalhem melhor com outras e construam relacionamentos interpessoais mais fortes.

Fitness e saúde

Os esportes radicais oferecem uma variedade de benefícios que você não pode perder. A beleza disso é que eles são muito mais divertidos do que as rotinas regulares de exercícios. Portanto, se você deseja vencer o medo ou esculpir seu corpo, eles fornecem os meios para atingir seus objetivos. 

O que o aguarda é um alto nível de esforço físico, muitos produtos químicos para se sentir bem em seu cérebro, mas também um grave perigo. Portanto, prepare-se física e mentalmente e faça a sua escolha em uma longa lista de esportes de aventura. É hora de construir um estilo de vida ativo e saudável e enfrentar as fronteiras extremas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *