Dicas

Quais as mini peças mais usadas para vedação e manutenção de aparelhos esportivos?

As arruelas são itens usados na fixação e união de peças como parafusos. Geralmente, as arruelas são utilizadas com porcas, para garantir maior fixação das peças. As peças ficam travadas de uma forma mais segura.

As arruelas são usadas para garantir que a distribuição das forças de apertos seja aplicada de maneira adequada e também como segurança para as peças.

A aplicação das arruelas pode ser em peças de diversos formatos e tamanhos. Além disso, há muitas áreas em que a arruelas podem ser aplicadas.  Com essa vastidão de usabilidade, é necessário conhecer os tipos de arruelas existentes no mercado. Isso é essencial para seu projeto ser estruturado conforme previsto.

As arruelas são discos metálicos pequenos que são usados entre um parafuso e uma peça, ou também entre a porca e a peça. As arruelas possuem o objetivo de proteger as peças, evitando que elas se desprendam e causem acidentes.

Por isso, ter um fornecedor de arruelas profissionais é fundamental para o sucesso de seu projeto, independente da área. Conheça agora os tipos de arruelas:

1. Arruela lisa

A arruela lisa distribui igualmente o aperto. Ela também tem como finalidade melhorar o aspecto do conjunto da peça com outros componentes. A arruela lisa não tem elemento de trava e é usada em órgãos de máquinas que passam por pequenas vibrações.

2. Arruela de pressão

Esse tipo de arruela é usado na montagem de conjuntos mecânicos que sofrem grandes esforços e passam por vibrações altas. A arruela de pressão funciona como trava. Ela elimina o afrouxamento da porca e do parafuso. Ela é muito utilizada em equipamentos que passam por muita variação de temperatura, como veículos.

3. Arruela dentada

A arruela dentada é muito utilizada em equipamentos que sofrem altas vibrações, mas poucos esforços. Alguns exemplos de suas aplicações são máquinas de refrigeração, painéis automotivos e eletrodomésticos.  Ela também oferece o travamento entre a porca e o parafuso. Os dentes da arruela dentada formam uma mola quando pressionados e se encaixam na cabeça do parafuso.

4. Arruela serrilhada

A arruela serrilhada é muito parecida com a arruela dentada. No entanto, ela suporta esforços maiores. Ela é aplicada nos mesmos tipos de equipamentos que a arruela dentada.

5. Arruela ondulada

A arruela ondulada não tem cantos. Ela é usada para superfícies pintadas, para evitar danos no acabamento. Ela é aplicada em equipamentos que têm acabamento externo de chapas finas.

6. Arruela de travamento com orelha

A arruela de travamento com orelha é usada dobrando a orelha sobre um canto. Depois, a aba da orelha é mais dobrada para envolver um dos lados do conjunto de porca e parafuso, de modo a chanfrá-lo.

7. Arruela para perfilados

A arruela para perfilados é muito usada em montagens que possuem cantoneiras ou perfis em ângulos. Por causa de seu formato de fabricação, esse tipo de arruela compensa os ângulos e deixa as superfícies paralelas para serem parafusadas.

Conclusão

Agora que você já sabe todos os tipos de arruelas, não tem como errar na hora de construir seu projeto. Não esqueça de procurar um fabricante de confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *