Futebol

Calendário do futebol 2022

Entenda como a Copa do Mundo deste ano afeta o calendário do futebol nacional

O ano de 2022 não será o mesmo que o público está acostumado. Afinal, trata-se de um ano com a disputa da Copa do Mundo, que acontece em uma data diferente da tradicional. Essa mudança, inclusive, causou impactos em todo o calendário do futebol nacional.

Dessa forma, antes de você pesquisar por uma loja de produtos de futebol para poder se preparar para o principal torneio de seleções do planeta, é importante saber quais foram essas mudanças. Algumas delas já foram percebidas no início deste ano, com as férias entre as temporadas 2021 e 2022 acontecendo entre 10 de dezembro de 2021 e 8 de janeiro de 2022.

A pré-temporada teve início em 9 de janeiro e foi até o dia 25 do mesmo mês, com o início dos campeonatos estaduais ocorrendo entre 26 de janeiro. Boa parte deles terminou no dia 3 de abril, mas ainda existem competições que terão sua fase final disputada ao longo do ano.

O início do ano também já teve disputa de título de outras competições. Em jogo único, a Supercopa do Brasil foi disputada entre Atlético-MG e Flamengo no dia 20 de fevereiro, com o título sendo conquistado pelo clube alvinegro. 

Já a Recopa Sul-Americana, que reuniu os campeões da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, foi disputada nos dias 9 e 16 de março entre Palmeiras e Athletico-PR. Na ocasião, o título foi conquistado pelo time alviverde.

Abaixo, conheça mais detalhes sobre os principais torneios do calendário nacional de futebol e saiba como a Copa do Mundo afeta todos eles.

Copa do Mundo 2022

Excepcionalmente neste ano, a Copa do Mundo de futebol não será disputada no meio do ano, como normalmente acontece. Isso acontece porque o evento será disputado no Qatar, um país mais quente do que os demais que tradicionalmente sediam a Copa.

Assim, para não submeter os jogadores às altas temperaturas do verão do Hemisfério Norte, o torneio será disputado próximo ao inverno da região. A primeira partida está marcada para 21 de novembro, enquanto a final será disputada em 18 de dezembro, totalizando 28 dias de competição.

Por causa dessa mudança, o calendário do futebol mundial precisará passar por algumas mudanças. No caso do calendário brasileiro, boa parte dos principais campeonatos terminarão até o final de outubro. Entretanto, existem algumas competições que irão acabar faltando uma semana para o início da Copa do Mundo. Veja mais detalhes abaixo.

Campeonatos Brasileiros – Séries A, B, C e D

A principal competição do calendário nacional de futebol, mais uma vez, contará com 38 datas. O início da Série A está marcado para 10 de abril, com a competição se estendendo até 13 de novembro, oito dias antes do início da Copa do Mundo. A Série B também terá 38 datas, tendo início em 9 de abril e terminando uma semana antes da Séria A, em 5 de novembro.

Já as divisões inferiores terão menos datas que as Séries A e B. A Série C tem 27 datas, começando junto com a Série A em 10 de abril e tendo sua última partida disputada em 9 de outubro. Por fim, a Série D, que tem 24 datas, começa um pouco mais tarde: seu início está agendado para 17 de abril, enquanto o seu término acontecerá em 25 de setembro.

Data FIFA para amistosos

No meio do ano, haverá um período excepcional com 14 dias de duração, reservado para a disputa de amistosos organizados pela FIFA. As datas reservadas em junho estão marcadas para os dias 1, 2, 9 e 14 do mês. Há ainda outra data FIFA em setembro, agendada para os dias 21, 22, 25 e 27. Dessa forma, o Campeonato Brasileiro será impactado em cinco datas.

Copa do Brasil

Espalhada ao longo do ano, a primeira fase da Copa do Brasil teve início em 23 de fevereiro. O torneio, que conta com 14 datas, terá a sua última partida disputada em 19 de outubro, terminando antes das principais competições nacionais.

Copa Libertadores e Copa Sul-Americana

Por fim, os dois principais torneios sul-americanos também estão espalhados por todos os meses do ano, mas acabam antes do que a data dos últimos anos. No caso da Libertadores, com 17 datas, a fase inicial ocorreu em 23 de fevereiro. A final, disputada em jogo único, está marcada para 29 de outubro.

Já a Sul-Americana é um torneio mais curto, tendo 13 datas ao longo do ano. O seu início ocorreu em 6 de abril, enquanto a sua final, também em jogo único, está agendada para 1º de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *