Exercícios de respiração profunda para sobrecarregar sua vida
Dicas Saúde

Exercícios de respiração profunda para sobrecarregar sua vida

Sentado no banco de trás do táxi, minhas mãos suavam e meu coração disparava.

Eu estava a caminho do que considerava na época uma das maiores oportunidades de carreira da minha vida. No banco do motorista estava um cara afável na casa dos 50 anos com um rabo de cavalo cinza descendo de seu velho boné de beisebol camuflado. Ele podia ver que eu estava estressado, então ele começou a conversar comigo através de um sorriso desdentado e sotaque sulista. “Ei, cara, você parece nervoso.” Eu confirmei, compartilhando a fonte do meu estresse. “Você sabe que homem? Quando me sinto assim, apenas respiro fundo, como 1-2-3, e logo, nada está me incomodando. 

Não seria ótimo se escapar do estresse fosse tão fácil? Na verdade, um crescente corpo de pesquisa sugere que a respiração adequada e controlada pode melhorar a função cardíaca e pulmonar enquanto diminui o impacto físico, mental e emocional negativo do estresse.

Não tenho certeza se meu motorista de táxi estava a par dessa pesquisa, mas ele definitivamente estava no caminho certo.

A relação entre respiração e estresse

A relação entre respiração e estresse é interessante. Entenda que os sentimentos que associamos ao estresse são projetados para nos manter vivos em situações críticas. Quando identificamos o perigo em qualquer forma, nosso sistema nervoso simpático turbina nossos corpos para lutar contra o perigo ou fugir. Isso nos ajudou a preservar nossa espécie por meio de guerras, interações com animais selvagens e outras ameaças desde o surgimento do homem.

Embora sua viagem diária de ida e volta para o trabalho raramente envolva lutar por sua vida, a vida moderna produziu novas formas de perigo para responder – hoje, trânsito, prazos, expectativas, hipotecas, etc., são os novos estímulos para o estresse fisiológico resposta.

Nossa crescente imersão no perigo percebido combinado com a afirmação da sociedade de uma resposta constante ao estresse colocou nosso sistema nervoso simpático de “luta ou fuga” no comando de muitas operações mentais, emocionais e fisiológicas. Embora você possa atuar neste “modo de emergência” por um curto período de tempo, sua capacidade neste extremo é limitada. Eventualmente, você esgotará seus recursos fisiológicos, psicológicos e até neurológicos e sua saúde pagará o preço.

A boa notícia é que as técnicas de respiração consciente podem ajudá-lo a desenvolver um maior controle consciente sobre a resposta ao estresse. Seu sistema nervoso parassimpático, que está envolvido com os processos de “descanso e digestão” em seu corpo, responde a essa respiração lenta, controlada e consciente.

Quando você melhora seu tônus parassimpático (ou seja, o grau em que o sistema nervoso parassimpático está “no comando”), mais seus sistemas fisiológico, psicológico e neurológico funcionam como deveriam. Você se sente melhor, pensa com mais clareza e age de forma mais racional.

Um exercício simples de respiração profunda consciente

Para experimentar o impacto positivo da respiração consciente, não há necessidade de deixar suas posses mundanas para trás e se mudar para as montanhas do Tibete. Em apenas alguns minutos por dia em casa, no escritório ou em qualquer outro lugar onde o estresse o encontre, você pode colocar um pouco de trabalho mental em sua respiração e experimentar os benefícios.

Após este exercício de 60 segundos, faça um inventário pessoal. Como você se sente fisicamente, mentalmente e emocionalmente? Se você se sente assim com mais frequência, onde isso pode ser uma vantagem em sua vida?

Sempre que você precisar de um momento “1-2-3, nada está me incomodando”, lembre-se de respirar!

Visite a Lindíssima chácara no interior de SP.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *