Descubra um pouco mais sobre essa prática que tem se tornado a queridinha dos esportistas
A prática de esportes é muito importante para o corpo e mente, trazendo benefícios a longo prazo, melhorando a qualidade de vida e trazendo novas experiências positivas, de superação e alcance de objetivos. A maioria das pessoas pode pensar que fazer algum tipo de exercício ou praticar um esporte é só para melhorar o corpo esteticamente, mas vai além disso. Ter uma vida ligada ao esporte traz benefícios internos, que ajudam no funcionamento do seu corpo, e ajudam até mesmo a mente, trazendo felicidade e a sensação de dever cumprido.
Caso você esteja começando no mundo das práticas esportivas e não sabe qual escolher, talvez o trekking seja uma ótima opção. Mas o que é trekking? Fica tranquilo, vamos te contar tudo sobre a prática esportiva que valoriza o contato com a natureza. Explicando de uma maneira super simples, o trekking é uma modalidade de caminhada que geralmente é feita em locais repletos de natureza, explorando trilhas naturais, com montanhas e destinos desafiadores.
Abaixo vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre o trekking, a quantidade de modalidades dentro da prática esportiva, a roupa para trekking ideal, como ele ajuda na saúde do corpo e como começar a praticar.
O que é trekking?
Como explicamos acima, o trekking tem como objetivo ter um contato maior com a natureza, mas não se engane, ele não é uma simples caminhada. O trekking exige um certo esforço físico e geralmente é indicado que a pessoa se prepare antes de começar a praticar, para evitar possíveis lesões. Nesse esporte é comum vermos trajetos mais longos, que é sempre acompanhado de um guia, podendo ser um percurso de mais de um dia. A mochila pesada com certeza é um fator que acaba dificultando, exigindo certo esforço físico, além do trajeto ter obstáculos em alguns pontos, dependendo do lugar escolhido para a prática.
Os tipos de trekking
Trekking de um dia
O trekking de uma dia, como o nome mesmo diz, dura um dia. Esse tipo é mais praticado ao redor do mundo, onde a caminhada tem curta duração, tendo menos de 10 km no total. Nessa modalidade é definido que o intuito é ir de um ponto a outro, e pode ser feita individualmente ou em grupo.
Trekking de longa distância
Diferentemente do trekking de um dia, nessa modalidade o objetivo é fazer uma travessia entre dois pontos específicos. Nesse caso a prática é feita em grupo, e geralmente precisa de um guia, já que o trajeto costuma durar mais de um dia. Se o trekking de longa distância for realmente muito longo, podemos chamar até de expedição.
Trekking de regularidade
Essa modalidade de trekking é uma competição, e os participantes não podem saber como vai ser o percurso. Como é uma competição, existe uma empresa responsável por pré-determinar o local, definir as regras e preparar tudo para a prática. Nesse caso, a modalidade pode ser feita em equipe de até seis pessoas, e o mais importante é se manter dentro do percurso.
Trekking de velocidade
Esse tipo de trekking também pode ser chamado de trekking de aventura, e o atleta pode escolher o trajeto que acha mais interessante e mais desafiador. O intuito é alcançar postos de controle que são definidos pela organização do evento. É o ponto máximo da competitividade desse esporte.
Os benefícios do trekking
A prática do trekking traz muitos benefícios para a sua saúde, melhorando a sua qualidade de vida, e trazendo resultados que vão ser a longo prazo. Um dos pontos mais importantes é a melhora na resistência cardiovascular, já que caminhadas aumentam a frequência cardíaca. Além disso, o trekking proporciona o fortalecimento do seu sistema circulatório, deixando-os elásticos e mais eficientes. E não podemos deixar de citar que o trekking diminui a ansiedade, já que o contato com a natureza costuma trazer tranquilidade e felicidade.
Os equipamentos para o trekking
Calçado para trekking, roupa para trekking e mochila para trekking
O calçado mais indicado para a prática do trekking são botas específicas para isso, já que é necessário manter a segurança dos tornozelos, mas você pode optar por tênis próprios para essa modalidade.
A roupa ideal para o trekking são as calças-bermudas, e essa opinião é quase que unânime. Essas peças são super versáteis. Indicamos ainda que sejam em cores claras, elas absorvem menos calor.
Você vai precisar de uma mochila para o trekking. Existem modelos específicos para isso. O ideal é que caiba tudo que você vai precisar, o tamanho vai variar de acordo com a duração da prática.