Se você ama futebol e vai viajar para a Bahia, leia o artigo abaixo que preparamos para aproveitar o turismo de futebol na cidade
O turismo baiano certamente envolve inúmeras atividades que chamam atenção de pessoas ao redor do Brasil e do mundo. Além dos cenários e das praias deslumbrantes, ainda é possível se encantar com as cidades de Salvador, Porto Seguro, Trancoso, entre muitas outras.
No entanto, um ramo que vem crescendo bastante nos últimos anos é o mercado de turismo de futebol.
Nessa modalidade, os apaixonados por futebol viajam o mundo para conhecer as grandes arenas, ver os grandes clássicos e as maiores equipes do mundo se apresentando.
O futebol baiano é um dos mais disputados do Brasil e ainda conta com um dos clássicos mais charmosos do país, o Ba-Vi, disputado entre Bahia e Vitória.
Se você ama futebol e sempre teve vontade de assistir a esse clássico ou ver outras equipes baianas, confira abaixo as curiosidades que separamos sobre o futebol baiano.
Quais os maiores clubes da Bahia?
Esporte Clube Bahia
O Esporte Clube Bahia, ou simplesmente Bahia, está localizado na capital Salvador e manda seus jogos na Arena Fonte Nova.
O Esquadrão de Aço, como também é conhecido, possui uma das maiores torcidas do país e a maior do estado, contando com cerca de 2 milhões de torcedores.
Muitos especialistas consideram o Bahia a maior equipe do Nordeste, por ser o único clube bicampeão brasileiro da região, tendo conquistado os títulos em 1959 e 1988.
Além dos títulos brasileiros, que podem ser considerados a maior glória do clube, o Bahia também conta em sua sala de troféus com 4 títulos da Copa do Nordeste, sendo o maior campeão desse torneio junto do Vitória, e 49 títulos do Campeonato Baiano.
Esporte Clube Vitória
Também sediado na capital Salvador, o Vitória é outra equipe baiana considerada uma das maiores do Brasil.
As cores vermelha e preta dão o apelido de Rubro-Negro Baiano ao Vitória, mas o time também é conhecido como Leão da Barra e Nêgo.
O apelido Leão da Barra é por conta do mascote, um leão, e também por causa do estádio em que o Vitória manda seus jogos, o Barradão.
Sendo um dos pioneiros do futebol no Brasil no início do século XX, o Vitória possui uma grande torcida, que conta com mais de 1 milhão de torcedores.
O Rubro-Negro baiano também foi um dos primeiros campeões baianos, tendo conquistado seu primeiro título estadual em 1908.
Além dos 29 títulos do Campeonato Baiano, o Vitória ainda divide com seu maior rival, o Bahia, o posto de maior campeão da Copa do Nordeste, contando também com 4 taças.
Fluminense de Feira Futebol Clube
Saindo de Salvador e indo para a cidade de Feira de Santana, a 108 quilômetros da capital, nós temos mais 2 clubes tradicionais do futebol baiano.
Um deles é o Fluminense, que, para não ser confundido com o tradicional clube do Rio de Janeiro, ganhou a alcunha de Flu de Feira.
Diferentemente dos gigantes da capital, o Flu baiano possui apenas 2 campeonatos estaduais, vencidos na década de 60.
Contudo, duas campanhas de destaque valem a pena serem mencionadas: o vice-campeonato da Série C do Brasileirão em 1992 e o vice-campeonato da Copa do Nordeste em 2003, quando perdeu para o Vitória.
Associação Desportiva Bahia de Feira
Outra equipe sediada na cidade de Feira de Santana, o Bahia faz o maior clássico do interior com o Fluminense.
Conhecido como Cangaceiro, o Bahia de Feira vem tendo seus melhores momentos nos últimos anos, quando finalmente conseguiu ser campeão baiano em 2011, além dos vice-campeonatos de 2019 e 2021.
Alagoinhas Futebol Clube
Por fim, temos a equipe mais emergente do futebol baiano, o Alagoinhas, localizado na cidade homônima, a 123 quilômetros da capital Salvador.
O clube é o atual bicampeão baiano, tendo conquistado os títulos em 2021 e 2022, desbancando os gigantes de Salvador e as outras equipes tradicionais do interior.
Além dos títulos estaduais, o Alagoinhas já conta com boa campanha na Copa do Nordeste, quando caiu nas quartas-de-final em 2022, e uma 3º colocação na Série B do Campeonato Brasileiro em 1972.
Quais os maiores estádios da Bahia?
Arena Fonte Nova
Para começar, vamos falar da Arena Fonte Nova. Além de ser o maior estádio da Bahia, a Arena é um dos mais tradicionais estádios do Brasil.
O estádio da Fonte Nova foi originalmente construído em 1951, e, na época, possuía capacidade para 30 mil pessoas. Com o passar dos anos e a inclusão de mais anéis na arquibancada, o estádio chegou a abrigar 80 mil pessoas.
Devido a um grave acidente em 2007, o estádio foi demolido e deu lugar à moderna Arena Fonte Nova, fruto de um projeto para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.
O Bahia é o tradicional mandante da Fonte Nova, no entanto, o Vitória também costumeiramente manda jogos na Arena, que, atualmente, tem capacidade para 50 mil torcedores.
Estádio Manoel Barradas
Sendo propriedade do Vitória, o Barradão, como assim é conhecido, também está localizado em Salvador.
Conhecido por ser um caldeirão, o estádio tem capacidade para 30 mil torcedores, mas, em seu auge, já chegou a possuir 50 mil pessoas em uma partida.
O Barradão é a casa do Vitória, possui suas cores e símbolos. Além disso, o estádio também foi um divisor de águas na história do clube. A partir de sua inauguração, o Vitória conquistou mais títulos em 20 anos do que havia conquistado em todo o resto de sua história.
Estádio Roberto Santos
Mais conhecido como Pituaçu, por conta do bairro em que está localizado, também é outro estádio localizado na capital da Bahia, Salvador.
O Pituaçu atualmente serve como casa para o Jacuipense e o Galícia. No entanto, durante os anos em que a Arena Fonte Nova estava fechada para reconstrução, o Bahia mandou seus jogos nesse estádio.
Com capacidade para 32 mil torcedores, o Pituaçu fica com o segundo lugar entre os maiores estádios da Bahia.
Estádio Alberto Oliveira
Por fim, nossa viagem retorna para Feira de Santana para falar do maior estádio do interior baiano, o Joia da Princesa.
O Estádio Joia da Princesa serve como casa para vários times da cidade, como o Fluminense, o Bahia e o Feirense.
Sua capacidade é de 16 mil pessoas, contudo, em sua inauguração, cerca de 28 mil pessoas estiveram presentes no estádio.