A vida sustentável é uma filosofia prática que visa reduzir o impacto ambiental pessoal e social, fazendo mudanças positivas que neutralizam as mudanças climáticas e outras preocupações ambientais negativas.
“Vida sustentável” encoraja as pessoas a minimizar o uso dos recursos da Terra e reduzir os danos das interações humanas e ambientais.
Nenhum de nós jamais será capaz de realmente atingir zero impacto ambiental. É por isso que a sustentabilidade em seu sentido mais amplo também se refere a quão alcançável é esse fim.
Esse conceito usa o pensamento geral para ajudar a redefinir como nossos sistemas globais e locais podem operar de modo que vivamos dentro de nossas possibilidades como humanidade (ou seja, de forma sustentável).
Reduzir nosso impacto no planeta: parece bastante simples… certo?
Não existe uma imagem perfeita de “sustentabilidade”. É uma interpretação muito pessoal. No entanto, existem muitas estratégias, ações e ajustes de estilo de vida diferentes que, juntos, compõem um modo de vida muito mais sustentável.
Mas, embora ninguém possa ser perfeitamente sustentável, o céu é o limite para o quão longe você pode ir ao longo do espectro sustentável. Aqui estão alguns dos componentes de vida sustentável mais impactantes e práticos:
Energia renovável:
A vida sustentável diz “não” aos combustíveis fósseis (e não apenas porque estamos ficando sem eles). Sua extração não apenas destrói o planeta, mas queimam sujo, liberando toneladas de emissões de CO2.
As energias renovaveis por outro lado, inclui energia derivada de fontes ilimitadas (ou seja, sol, vento, água, geotérmica e biomassa) que são limpas para usar e muito menos impactantes para a fonte, assim como placas solares fotovoltaicas.
Os benefícios da energia renovável, tanto ambiental quanto economicamente, fazem dela uma das maiores soluções de vida sustentável.
Em grande parte, os alimentos orgânicos são cultivados sem o uso de pesticidas e herbicidas químicos. Não é apenas melhor para você, mas MUITO melhor para o meio ambiente.
De fato, a agricultura inorgânica é uma das principais causas de perda de biodiversidade (que, aliás, é uma das três fronteiras planetárias consideradas acima do nível de interação humana/ambiental segura).
Ação: Nós, como consumidores, podemos optar por comprar de agricultores que usam métodos orgânicos e regenerativos. Muitas vezes você pode encontrar esses tipos de agricultores em mercados de agricultores locais e muitos agora têm lojas online. Quanto mais de nós tivermos privilégios suficientes para arcar com o custo extra, mais esses métodos se tornarão viáveis e mais acessíveis.
Cultivar seus próprios alimentos usando métodos orgânicos não apenas esverdeia os espaços urbanos, mas também sequestra carbono, torna as cidades mais verdes , aumenta a biodiversidade e reduz os quilômetros de viagem de alimentos.
Nesse sentido, vimos uma onda recente de esforços de agricultura urbana, seja por meio de hortas comunitárias ou hortas de apartamentos particulares . Isso mantém os alimentos cultivados localmente, organicamente e sem excessos: a tríade de alimentos sustentáveis.
Desperdício de comida:
O desperdício de alimentos é o problema mais ridículo que a humanidade enfrenta e deve ser resolvido com tanta facilidade.
Ação: Como consumidor, podemos reduzir massivamente o desperdício de alimentos em casa com um melhor planejamento, preservação e congelamento de alimentos, encontrando maneiras criativas de usar restos de alimentos, compostando e cultivando seus próprios alimentos. Além disso, comprar produtos do supermercado que estão perto do vencimento ajuda a evitar que eles vão direto para o aterro.
Reduzindo Modos Individuais de Transporte:
A vida sustentável procura substituir os veículos de alta potência, que consomem muita gasolina, por carros com baixo consumo de combustível, híbridos ou elétricos. Também incentiva as pessoas a dirigirem menos, seja por meio de modos de deslocamento movidos a energia humana (por exemplo, ciclismo, que também tem uma série de outros benefícios) ou transporte público.