Truques semanais de preparação de refeições para reduzir o tempo na cozinha
Dicas

Truques semanais de preparação de refeições para reduzir o tempo na cozinha

A vida é corrida e os dias são preenchidos do início ao fim com vários compromissos. Obrigações como trabalho, esportes, escola, tempo para a família, tempo pessoal e hora das refeições competem por nossa atenção, tornando-se um desafio criar esse cobiçado equilíbrio entre vida profissional e pessoal, ao mesmo tempo em que lida com várias responsabilidades. Metade da batalha é reconhecer que esse desafio existe; a outra metade é reconhecer o que podemos influenciar. Embora não possamos controlar os horários de trabalho ou escola/esportes, a preparação das refeições é algo que podemos influenciar e manipular de maneiras que beneficiam diretamente um elemento crucial da vida, nosso tempo. Aqui estão oito ótimas maneiras de reduzir seu tempo na cozinha. 

Conteinerizar. Investir em recipientes reutilizáveis é fundamental para o sucesso da preparação das refeições. Compre uma variedade de tamanhos para acomodar diferentes refeições e acompanhamentos. Escolha recipientes fáceis de embalar (como uma opção tudo-em-um) que permita embalar almoços e lanches para o trabalho e/ou escola. Também é útil ter recipientes congeláveis para sopas e sobras.

Plano de cardápio. Acontece todas as semanas, viagens menos entusiasmadas ao supermercado para procurar ideias inspiradas para o jantar. Antes do dia do supermercado, esboce um plano de menu para os jantares da semana. Esta pode ser uma atividade divertida para toda a família. Se você tem filhos, incentive-os a fornecer informações e sugestões (tendo em mente opções saudáveis). Planejar com antecedência jantares (e até almoços) resulta automaticamente na criação de mais da metade da lista de compras. Dessa forma, você vai ao mercado com um plano sólido. Isso também ajuda o orçamento, evitando compras desnecessárias ou aleatórias que acabam sendo desperdiçadas.

Produza Magia de Preparação. Selecione um dia da semana que seja dedicado à preparação. O dia de compras é ideal porque os produtos são frescos e seu foco está na preparação das refeições. Grande parte da preparação das refeições é gasta cortando ou descascando vegetais. Faça esse trabalho com antecedência e armazene em recipientes individuais ou saquinhos plásticos. Rotule cada recipiente de acordo com uma data de “uso até” ou “processado em” para que você saiba quais itens usar primeiro.

Pré-cozinhe os grãos. Depois de definir seu cardápio semanal, você saberá quais grãos precisará para equilibrar as refeições selecionadas. Em vez de esperar até que o jantar seja agendado, pré-cozinhe os grãos no início da semana. É simples fazer quinoa, arroz integral e macarrão integral com antecedência e guardar na geladeira para facilitar o acesso. Grãos como quinoa e arroz também são ótimos frios e podem ser servidos como parte de uma salada.

Cozinhe uma vez, coma duas vezes. Aproveitar as sobras é uma forma super simples de reduzir o tempo na cozinha. Se você fizer tacos uma noite, transforme as sobras em saladas de taco na noite seguinte. Um peito de frango grelhado com um acompanhamento de batata-doce assada e feijão verde é um excelente almoço para o dia seguinte. Considere fazer porções extras de dois jantares semanais e você jantará por duas noites extras (dependendo do número de pessoas em sua casa).

Semi-caseiro é bom Uma refeição não precisa ser 100% “feita do zero” para ser saudável. Os mercados têm excelentes opções saudáveis para complementar uma refeição sem criar um incômodo extra. Fazendo espaguete de macarrão de abobrinha (zoodle) e não tem tempo de preparar um molho de tomate caseiro? Procure molhos pré-fabricados saudáveis na loja, feitos com ingredientes simples e sem adição de açúcar. Outros ingredientes semi-caseiros incluem massa de pizza de couve-flor congelada, abacates preparados, mistura de couve-flor e batata-doce congelada, arroz para micro-ondas ou outras opções de grãos, frutas enlatadas (em seu próprio suco) e arilos de romã prontos para comer.

Congelar . Deixe o freezer ser seu melhor amigo. Assim como você pode aproveitar as sobras, você pode fazer grandes potes de chili caseiro, sopas e ensopados que congelam lindamente e permitem que você armazene refeições para semanas mais movimentadas e dias mais frios de inverno.

Refeições de um pote. Instapots, panelas de barro e outros fogões lentos oferecem oportunidades para “consertar e esquecer”. Se você preparar legumes com antecedência, pode adicioná-los ao fogão lento com sua escolha de proteína magra e caldo de frango ou vegetais com baixo teor de sódio e deixar cozinhar ao longo do dia (geralmente em uma configuração baixa). Você chegará em casa para uma refeição quente e pronta. A limpeza é mínima e as sobras são fantásticas.

A hora das refeições não deve ser pisoteada por etapas intermináveis de preparação de refeições e horas na cozinha todos os dias. Em vez disso, deve ser uma oportunidade de se conectar com familiares e amigos e processar os eventos do dia. Essas táticas podem reduzir o tempo na cozinha e adicionar minutos valiosos à sua semana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *